Faciapes apoia e incentiva participação na Semana Brasil, de 3 a 13 de setembro


A Faciapes – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo está apoiando e incentivando seus associados a promoverem a mobilização do comércio varejista em torno da Semana Brasil, entre os dias 3 e 13 de setembro, a fim de aquecerem suas vendas num período em que, tradicionalmente, a movimentação do setor é mais fraca no País.

 

“A ideia é de uma grande movimentação, criando-se campanhas e promoções, para aquecer as vendas. A Semana Brasil é organizada pelas associações comerciais e seus parceiros das Câmaras dos Dirigentes Lojistas, com o apoio de grandes empresas, especialmente as indústrias, para aquecer o negócio num período que fica entre duas boas datas, dia dos pais e dia das crianças”, disse o presidente da Faciapes, Arthur Avellar.

 

O dirigente da Federação ainda observou que o Brasil importou dos Estados Unidos a ideia da black friday, criada para abrir, com uma grande campanha de descontos num único dia, a temporada de vendas natalinas. “Assim como os americanos criaram a black Friday, que também chegou para nós, vamos construir nossa Semana Brasil, que coincide com uma data importante para o Brasil, que é a declaração de independência”, acentuou.

 

UNIÃO PÚBLICO-PRIVADA

 

A Semana Brasil foi lançada pelo governo brasileiro em 2019 com o objetivo de movimentar a economia e estimular o varejo e chega à sua terceira edição em 2021, entre os dias 3 e 13 de setembro. A ação une poder público e a iniciativa privada em uma campanha para aquecer o comércio em setembro, um dos meses em que, tradicionalmente, o consumo em vários segmentos tende a ser menor.

 

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) declarou apoio à realização da ação e convocou todas as federações, associações comerciais e seus associados a se unirem a este movimento.

“A campanha este ano tem um significado ainda maior: a retomada das atividades econômicas após as restrições causadas pela pandemia, agora diminuídas, em função da ampla vacinação contra a Covid-19. Trata-se de um estímulo às vendas, ao emprego e à economia de estados e municípios”, diz o presidente da CACB, George Pinheiro, em carta enviada às entidades do sistema.

 

A Semana Brasil faz referência à data da Independência, comemorada no dia 7 de setembro. É uma iniciativa do governo federal, com coordenação do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), e que reúne lojas de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, cosméticos, produtos de higiene e material esportivo, que se propõem a oferecer descontos aos consumidores.

 

Para saber como funciona e ter acesso aos materiais oficiais da campanha, acesse www.participesemanabrasil.com.br ou www.gov.br/semanabrasil (este endereço será lançado pelo governo federal no fim desta semana).

 

“O momento é oportuno para iniciarmos de vez a retomada econômica brasileira pós-pandemia. Vamos estimular os empresários brasileiros a aderirem à campanha e viabilizarem ações promocionais em todos os níveis e setores”, diz George Pinheiro.

(Da Redação com informações da CACB)

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