CBMAE vai atender micro e pequenas empresas gratuitamente durante 30 dias

CBMAE vai atender micro e pequenas empresas gratuitamente durante 30 dias



Durante todo o mês de novembro, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), por intermédio da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) e com o apoio do Sebrae, realiza uma ação de atendimento de mediação online e gratuita para micro e pequenas empresas.

“Serão 30 dias para que empresários de todo o país possam resolver seus conflitos de forma rápida e gratuita, através da nossa plataforma online e com mediadores comprometidos em ajudar na resolução de cada caso”, explica Eduardo Vieira, superintendente da CACB e coordenador da CBMAE.

A ação será exclusiva para MPEs com conflitos empresariais que envolvam valores de até R$ 20 mil, e que não se enquadrem na esfera trabalhista. A gratuidade será limitada a um procedimento por empresa.

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes), Athur Avellar, a iniciativa é uma ótima oportunidade para que as empresas resolvam seus conflitos e voltem seus olhares à recuperação econômica pós-pandemia. "Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a reabertura do comércio, esses empresários precisam focar no que realmente importa neste momento, que é a recuperação do seu faturamento", aponta. 

Recuperação econômica

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em setembro, cerca de 600 mil empresas fecharam as portas nos últimos dois anos. O número corresponde a 13,3% de empreendedores que foram à falência neste período, a maioria deles, por conta da pandemia.

Para o presidente da CACB, George Pinheiro, o momento vivido pelas empresas brasileiras é uma das principais justificativas para a ação. “É a nossa vez de apoiar os micro e pequenos negócios a retomarem suas atividades e se recuperarem economicamente dos danos causados pelo fechamento do comércio, dando alternativas para que elas resolvam seus conflitos sem que precisem recorrer ao Judiciário”, afirma.

Um estudo feito pelo Sebrae ainda nos primeiros meses de pandemia, apontou que até o fim de julho de 2020, já havia cerca R$ 106 bilhões em passivos acumulados pelas micro e pequenas empresas brasileiras. À época, o valor se dividia, principalmente, entre gastos de pessoal, aluguéis em atraso, além de custos e despesas.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, além de oferecer esse serviço de mediação de conflitos de forma totalmente gratuita e online, a parceria quer ainda contribuir com a difusão dessa prática entre os donos de pequenos negócios no Brasil. “Naturalmente, o primeiro caminho que as pessoas lembram na hora de resolver qualquer tipo de divergência é a judicialização. Ocorre que esse caminho, pode ser mais demorado e mais caro, mesmo nos juizados de pequenas causas. A campanha desenvolvida pelo Sebrae e a CACB quer mostrar que existe uma alternativa para resolver conflitos de forma amigável, por meio da mediação. Esse processo, além de mais ágil e barato, alcança sucesso em 80% dos casos. Precisamos difundir essa cultura entre as empresas”, observa.

Para participar, acesse o portal de mediação online da CBMAE e inicie o procedimento: cacb.org.br/cbmae-online.

Informações à Imprensa:

Erick Arruda
Assessor de Comunicação da CACB
61-992220967
erick.arruda@cacb.org.br

FACIAPES

  • Abertos: 8:00h às 18:00h

    E-mail: secretaria@faciapes.org.br

ACE/ACS

ACE-VV

ACISG

ACS-ES