Presidente da Faciapes é eleito para a Vice-Presidência da CACB

Presidente da Faciapes é eleito para a Vice-Presidência da CACB

Arthur Avellar está na chapa liderada pelo presidente Alfredo Cotait, para a gestão 2022-2024



O presidente da Faciapes, Arthur Avellar, foi eleito vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais Empresariais do Brasil (CACB) para a gestão 2022-2024, durante reunião do Conselho Deliberativo da entidade, que aconteceu em Brasília, na última terça-feira (30).

Avellar integra a Diretoria liderada pelo engenheiro civil Alfredo Cotait Neto, eleita por aclamação. 

Cotait, que atualmente preside a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), afirmou que dará continuidade ao trabalho que vem sendo feito, classificou sua eleição como um desafio muito grande, mas com a certeza de que todo o Conselho e a Diretoria eleita vivem e têm o associativismo na alma, o que vai contribuir para o engrandecimento do sistema das associações comerciais.

“Meu trabalho será fortalecer a nossa rede. Não adianta termos a confederação e as federações, se não tivermos associações comerciais fortes, essa, portanto, será a base da nossa gestão à frente da CACB”, declarou.


Cotait destacou a criação de um modelo para fazer o fortalecimento das entidades, acertando tudo que expressa algum antagonismo e pacificando o que for preciso para que todo o sistema seja muito forte. “Temos que nos comunicar cada vez mais, através da digitalização. Vamos investir o máximo possível para que todos conheçam o que está sendo feito, tanto para aprender com todos vocês, mas, principalmente, para divulgar aquilo que temos em mente e que precisa ser feito”, afirmou.

Já Avellar declarou estar empenhando no cumprimento de todos os objetivos que a nova Diretoria vem traçando para os próximos anos, e diz concordar que o fortalecimento das entidades será o foco principal da gestão. "Vamos trabalhar muito para que as associações comerciais do Brasil sejam mais fortes e mais reconhecidas. Será um prazer estar, também, à frente desta missão", disse. 

O atual presidente da CACB, George Pinheiro, que agora assume a Presidência do Conselho Consultivo, pontuou a relevância da escolha da nova Diretoria, e desejou sucesso ao trabalho que será feito pela nova gestão. “Estou certo de que esta sucessão honra a nossa entidade, é um exemplo para o nosso sistema e que seguirá brilhantemente o nosso trabalho de construir uma Confederação de ideias, propósitos e de pessoas que se doam”, declarou.


Cotait indicou, ainda, o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), também vice-presidente da Facesp e da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), para o cargo de vice-presidente superintendente geral da CACB, enaltecendo sua dedicação de mais de 30 anos à causa associativa.

“Queremos trazer para cá o mesmo princípio da Facesp, de gestão compartilhada, trazendo aprendizados de cada uma das federações para contribuir com a gestão da CACB. Nós não precisamos replicar estruturas, mas aproveitar a que já temos, com nossa força institucional e nossa capilaridade”, disse Bertaiolli.


Para o cargo de presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME), foi indicada Ana Claudia Badra Cotait, responsável por liderar um grande crescimento no número de núcleos empresariais femininos – de oito para mais de 180 – no estado de São Paulo, contribuindo para o desenvolvimento da causa.


“O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp cresceu e temos feito muito pelas empresárias. Quero correr todo o Brasil ao lado do presidente Cotait e implantar nosso modelo em todo o país. Contem conosco”, disse ela. Ana Claudia elogiou o trabalho da atual presidente do CNME, Tânia Rezende, que, segundo ela, foi muito atuante, dentro das possibilidades que teve e que vai continuar dando continuidade aos projetos existentes e na programação da gestão daqui para frente.

Guilherme Afif Domingos, assessor especial do Ministério da Economia e ex-presidente da CACB, também destacou a força da base do sistema das ACEs, que representam muito bem cada um dos municípios em que estão presentes. Ele citou uma conferência das associações comerciais de 1924, que traçou uma diretriz a respeito da força da estrutura das nossas entidades. “Não pensem que essa força é para ação política, mas, sim, para a prestação de serviços locais, que é o que importa e mantém a entidade funcionando, atendendo os interesses dos associados”, pontuou.


Para ele, o nosso sistema não é forte do ponto de vista financeiro, mas é muito relevante pela composição da base, quando há agregação, compreensão e manutenção da unidade do processo. “Me orgulho muito, porque tudo o que devo, devo ao sistema das ACEs. Parabéns, Alfredo Cotait, conte com a gente onde estivermos”, disse.


Já o presidente do Sebrae, Carlos Melles, falou da liderança relevante de George Pinheiro à frente da CACB, principalmente durante a pandemia, quando a luta de alguns lideres classista se evidenciou. “Avançamos muito e eu não poderia deixar de agradecer e reconhecer a aliança e a nossa parceria. Muito obrigado, George”, disse. À nova Diretoria, Melles garantiu que a união não será diferente: “Vocês poderão continuar nos usando como servidores para fortalecer o empreendedorismo brasileiro através das associações comerciais. O Sebrae também é de vocês”.

Veja como fica a composição da nova Diretoria:

FACIAPES

  • Abertos: 8:00h às 18:00h

    E-mail: secretaria@faciapes.org.br

ACE/ACS

ACE-VV

ACISG

ACS-ES

ENTIDADES VINCULADAS