Faciapes e Sebrae/ES lançam Projeto Transformar adaptado à realidade do estado

Faciapes e Sebrae/ES lançam Projeto Transformar adaptado à realidade do estado

Objetivo é fortalecer as associações comerciais e as micro e pequenas empresas do Espírito Santo, através de capacitações, consultorias e a oferta de produtos e serviços


Inspirada no trabalho desenvolvido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Faciapes, em parceria com o Sebrae/ES, lançou nesta quinta-feira (09) o projeto Transformar, ajustado para a realidade do Espírito Santo e que vai contemplar, incialmente, dez associações comerciais (ACEs) de todo o estado em 2022.

O objetivo do programa é oferecer capacitações às entidades do sistema para que, por consequência, elas possam compartilhar boas práticas e oferecer serviços que fortaleçam não apenas as associações, mas, principalmente, as micro e pequenas empresas presentes em cada um dos municípios onde o projeto será desenvolvido.



"A ideia é buscarmos a melhoria do ambiente de negócios na base do nosso sistema, dando condições de crescimento às MPEs, através da otimização da sua gestão, além de ampliar a atuação das ACEs e seus quadros de associados", destacou o presidente da Faciapes, Arthur Avellar. 

O lançamento foi feito durante o Encontro do Conselho Consultivo das ACEs filiadas à Faciapes. O diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato, presente no evento, ressaltou a importância da junção de esforços entre as entidades na busca da qualificação das associações comerciais, para melhor atenderem seus associados, especialmente as MPEs. 

"Vamos potencializar a oferta de capacitações, produtos e serviços tanto do Sistema Faciapes, quanto do Sistema Sebrae, para atender a um maior número de entidades e empresas que estão lá na ponta, em cada um dos municípios do nosso estado", completou Toniato. 

Já Euripedes Pedrinha, consultor do Sebrae/ES responsável pelo desenvolvimento do Transformar no estado, fez uma apresentação detalhada de como vai funcionar cada uma das etapas do projeto, que vai começar com um diagnóstico das entidades, que vai permitir um melhor acompanhamento e a oferta de consultorias personalizadas, de acordo com a realidade de cada uma delas. 


Também serão realizados encontros de integração e a apresentação de boas práticas de associativismo empresarial, inclusive através do chamado benchmarketing, que permite às empresas conhecerem ações realizadas por outras instituições, no Brasil ou no exterior, com o intuito de aplicarem esse conhecimento para a melhoria do desempenho dos seus negócios.

Também esteve no evento o ex-presidente da Faciapes e diretor de Projetos Especiais da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes), Amarildo Lovato, responsável pelo programa Cidade Empreendedora, que trabalha pelo fortalecimento do empreendedorismo no estado. 

Após o evento, todos os participantes se reuniram na confraternização de fim de ano da Faciapes, realizado no restaurante Do Papa Gourmet, em Vitória.



FACIAPES

  • Abertos: 8:00h às 18:00h

    E-mail: secretaria@faciapes.org.br

ACE/ACS

ACE-VV

ACISG

ACS-ES