Assembleia Legislativa homenageia Faciapes pelos seus 50 anos

Assembleia Legislativa homenageia Faciapes pelos seus 50 anos

Sessão solene, realizada nesta quinta-feira (30), foi liderada pela deputada Janete de Sá, que se disse honrada por poder homenagear a entidade



A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes) foi homenageada nesta quinta-feira (30) na Assembleia Legislativa do estado, pela ocasião dos seus 50 anos. A sessão solene foi liderada pela deputada Janete de Sá (PSB), que se disse feliz em honrada por poder homenagear a entidade.

"Estamos aqui para ressaltar a importância da Faciapes e reconhecer o mérito de todos os que passaram por lá nestes 50 anos, construindo uma história de sucesso e preparando as associações comerciais capixabas para os novos desafios do comércio", destacou a deputada.


Janete é autora do Projeto de Resolução 33/2021, que cria a Comenda do “Mérito Legislativo Associativismo Empresarial”, destinada a contemplar os empresários que são, ou já tenham sido, presidentes de associação e/ou dirigentes, ou ainda aqueles que participem ativamente do Associativismo do Espírito Santo, ainda em tramitação na Casa. O projeto deve ser efetivado apenas após o período eleitoral. 

"Sabemos que não é fácil empreender no Brasil, mas vocês têm sido verdadeiros heróis, por continuarem perseverando e fazendo nosso estado mais próspero e com oportunidades de emprego e negócios para o povo do Espírito Santo", pontuou. 



O presidente da Faciapes, Arthur Avellar, agradeceu a homenagem e elogiou o trabalho de Janete Sá que, segundo ele, está sempre de olho na atuação empresarial do estado, transitando em todos os meios econômicos. Sobre o cinquentenário da entidade, Avellar lembrou que as associações comerciais foram a primeira voz organizada do empresário capixaba, advinda dos mais de cem anos de história da Associação Comercial e Empresarial do Espírito Santo.

"A Faciapes tem procurado dar sua colaboração ao desenvolvimento do nosso estado, mas sem deixar de colaborar também com pautas nacionais, como a recente conquista do Refis da micro e pequena empresa", destacou Avellar. 


Ele destacou, ainda, a campanha que a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) tem encabeçado em favor da atualização das tabelas de faturamento do Simples Nacional. "O teto não é justo e está defasado há anos. Chega certo ponto que o empresário não tem mais o desejo de crescer, porque estaria se prejudicando", argumentou.

Para apoiar a campanha, foi criado um abaixo-assinado para que empresários de todo o Brasil possam se manifestar. Para assinar o documento, clique aqui


O presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes), Alberto Farias Gavini, citou o valor social e econômico dos pequenos negócios para a economia do estado e a importância de apoiar o segmento, assim como faz a Faciapes. "Sabemos do sacrifício que é o trabalho do associativismo, mas também sabemos o quanto ele é fundamentalmente importante para o crescimento dos municípios, estados e país. Desejo muitos anos de vida à Faciapes", disse. 

A presidente da Associação Comercial e Empresarial da Grande Vila Velha e do Conselho Estadual da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Faciapes, Simone Gonçalves, falou do orgulho de fazer parte do associativismo desde 2011, quando teve seu primeiro contato com as associações comerciais. "Estou muito feliz por fazer parte deste momento e por saber que a Faciapes jamais economizou esforços para melhorar o ambiente de negócios do nosso estado", destacou. 


Simone ressaltou ainda o trabalho que vem realizando para fomentar o empreendedorismo feminino no estado. "Nosso objetivo é fortalecer essa mulheres, junto com nossos parceiros, para que seus negócios deem certo", afirmou.


Já o presidente da Associação Empresarial da 5ª Região de Vila Velha (Assevel), Egídio Malanquini, se disse privilegiado por fazer parte da comemoração. "O associativismo é algo que move as pessoas e desenvolve uma sociedade, integrando o público, o privado e a comunidade e é isso que tem sido feito. Portanto, parabenizo toda a diretoria da Faciapes por promoverem o desenvolvimento do nosso estado", disse. 


Durante a sessão, 30 empresários foram homenageados pelo trabalho desenvolvido em prol do estado. Entre eles, os presidentes da Faciapes, Arthur Avellar, da ACE Vila Velha, Simone Gonçalves, e o vice-presidente da Faciapes, Luiz Carlos Ridolphi.

Fotos: Lucas S. Costa/Assembleia Legislativa

FACIAPES

  • Abertos: 8:00h às 18:00h

    E-mail: secretaria@faciapes.org.br

ACE/ACS

ACE-VV

ACISG

ACS-ES