Convenção Capixaba de Associações Comerciais e Empresariais reúne empresários e discute o futuro dos negócios do estado

Convenção Capixaba de Associações Comerciais e Empresariais reúne empresários e discute o futuro dos negócios do estado

Participantes puderam conhecer o trabalho realizado pela ACE-ES e discutirem temas como capacitação de lideranças e empreendedorismo feminino e jovem


A Associação Comercial e Empresarial do Espírito Santo (ACE-ES), em parceria com o Sebrae, realizou, na sexta-feira (29), a Convenção Capixaba de Associações Comerciais e Empresariais - Espírito Santo inovador, dinâmico e sustentável. Durante a abertura, o presidente da ACE-ES, Arthur Avellar, fez uma agradecimento especial aos participantes do evento e destacou o associativismo como um meio de dar prosperidade às empresas. “É uma maneira de vivermos em harmonia, trabalhar em coletividade para que possamos trocar experiência e crescermos juntos”, disse.

Para o diretor Técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato, apenas as entidades empresariais que geraram valor aos seus associados, conseguem se manter vivas. Por isso, disse ele, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes) tem atuado em frentes muito importantes para o fomento do empreendedorismo no estado.

“Nosso desafio é avançar, cada vez mais, com as empresas de pequeno porte. As Associações Comerciais podem, portanto, atuar para nos conectar com seus associados e atrairmos valor à Faciapes”, declarou.

Também presente à abertura, o diretor Técnico da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes), Hugo Tofoli, Elogiou a forte ligação que o governador do estado, Renato Casagrande, tem com os pequenos negócios. Também falou sobre a atuação da Aderes, que já está presente em 78 municípios capixabas, e que é baseada em três pilares: qualificação e capacitação; condição de produzir; e comercialização. “Se a gente não pensar o empreendedorismo a partir dessa tríplice, a gente não desenvolve as empresas”, declarou. 

Já o diretor de projetos especiais da Aderes, Amarildo Lovato, também ex-presidente da Faciapes, afirmou que as entidades empresariais são fortes agentes para o desenvolvimento da economia no estado. “Eventos como esse são muito importantes para nos deixar a par do que está acontecendo e do que podemos esperar do futuro”, disse. 


Na ocasião, a Faciapes e a Aderes assinaram três convênios, que vão fomentar o empreendedorismo feminino e a educação através da Faculdade do Comércio, além de ampliar a oferta de crédito em até R$ 300 mil, através de operações que poderão ser realizadas dentro das associações comerciais do estado. 


Presente à cerimônia, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, destacou o plano de fortalecimento da rede, que vem liderando em sua gestão. “Precisamos de um mega processo, para que ganhemos não apenas a representatividade que merecemos, mas condições de fazermos bem nosso trabalho, desenvolvendo nossos municípios, gerando emprego e colaborando com economia local”, apontou. 

Transformar


O primeiro painel da Convenção discutiu o andamento do projeto Transformar no Espírito Santo, que segundo o vice-presidente da Faciapes, Luiz Ridolphi, tem por intenção capacitar lideranças de associações comerciais para que elas, lá na ponta, se convertam em um eixo de integração. “Junto do nosso grande parceiro, o Sebrae, queremos transformar nossas entidades em fomentadores de negócios, por meio do conhecimento, preparando os pequenos negócios para aproveitarem as oportunidades que estão surgindo no mercado”, declarou 

Alline Zanoni, gerente do Sebrae/ES, apontou as associações comerciais como fundamentais para fazer as ações da entidade chegarem aos pequenos negócios. “Nosso objetivo é levar capacitação e consultorias para as entidades empresariais, trabalhando seu fortalecimento para que elas levem aos seus associados uma melhor oferta de serviços”, disse. 

Já Eurípedes Pedrinha, consultor da Dattamarketing, disse que o projeto trouxe a oportunidade de conhecer com mais profundidade os movimentos empresariais capixabas. “Queremos melhorar as condições para se fazer negócios e aumentar a rentabilidade das empresas. Precisamos envolver e engajar nossas lideranças para que respondam a uma pergunta: como podemos ser mais úteis aos empresários do nosso estado?” destacou. 


Pedrinha também foi o responsável por conduzir a Gincana Empreendedora, uma palestra que abordou temas como novos mercados, a desmistificação do conceito de competição entre empresas do mesmo ramo, transformação e antifragilidade. 

Ao fim da apresentação, ele aplicou um quiz online, sobre associativismo e negócios, e os participantes que mais acertaram ganharam smartwatches, guarda-sóis, coolers, mochilas e cadernos executivos. 

Representatividade feminina

Um dos pontos altos do evento, foi a realização do painel do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC). De acordo com a presidente do CMEC/ES, Simone Gonçalves, o grupo “tem como objetivo o fomento ao empreendedorismo feminino em todo os estado, através de parcerias e capacitações”. 


Para Ana Cláudia Badra Cotait, presidente nacional do CMEC, o trabalho no território capixaba tem sido realizado com maestria, e dará bons frutos muito em breve. “A gente sabe que é difícil para nós, mulheres, alcançarmos grandes cargos, mas nós estamos conseguindo e representando todas vocês. Por isso, nos passem suas necessidades, para que nós possamos lutar juntas em busca dos nossos objetivos”, afirmou.

Ana Claudia também falou sobre o projeto Desenvolve Mulher Empreendedora, que vai beneficiar 500 mil empreendedoras com diversas ações de capacitação e fomento ao empreendedorismo feminino em todos os estados do país. Em parceria com o Sebrae, o projeto vai investir R$ 9 milhões em 30 meses. 

Já a vice-presidente do CMEC nacional e senadora suplente, Ivani Boscolo, disse ser de uma geração em que a mulher mal podia sonhar e só ficava em casa cuidando dos filhos e do marido, cenário que tem mudado aos poucos. “Hoje sou empresária e política, e acho essencial que a mulher possa sonhar e transformar isso em realidade. É mais difícil para nós, mas somos conscientes, poderosas e podemos, sim, fazer tudo o que quisermos”, encorajou ela. 

Durante o painel, quatro empreendedoras tomaram posse como representantes do CMEC em seus municípios. Agora, o Conselho conta com a atuação das coordenadoras Natália Dalfior Zaneze (ACE Castelo), Marilia Tavares Pereira Ridolphi (ACE ES), Andrea Longue Alves (Sul Litoral) e Rute Helena Vanni Brito (ACE Grande Vila Velha).

Empreendedorismo jovem

Encerrando o evento, o painel do Conselho do Jovem Empresário abordou a importância do engajamento deste público nas entidades empresariais. “O jovem pode usar sua energia para fazer as coisas acontecerem e transformar os negócios”, disse Welwson Coutinho, superintendente da ACE-ES.


Se sentir sozinho nem sempre é, de fato, estar nessa condição, segundo o CEO da Yooga Tecnologia, Vinicus Melo. “A união de jovens empresários transforma o ambiente em um espaço bom e criativo, o que motiva nossas equipes a alcançarem mais objetivos”, disse. 


A Convenção foi uma realização da Associação Comercial e Empresarial do Espírito Santo, com correalização do Sebrae e patrocínio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes), Alper Seguros, Benevix, Compor Assessoria e Serviços, SGI, OCB – ES e Governo do Estado do Espírito Santo.

FACIAPES

  • Abertos: 8:00h às 18:00h

    E-mail: secretaria@faciapes.org.br

ACE/ACS

ACE-VV

ACISG

ACS-ES