Faciapes celebra 50 anos em cerimônia de gala

Diversos representantes do setor produtivo local e nacional estiveram presentes no evento

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes) celebrou, na última sexta-feira (29), em grande estilo, 50 anos de atuação na defesa da livre iniciativa, em especial no âmbito das micro e pequenas empresas.

Em seu discurso, o presidente da Faciapes agradeceu a presença de todos os representantes do setor produtivo local e nacional, ali presentes. "Deixo nosso agradecimento a cada um de vocês, que fazem parte da nossa história e que não poderiam ficar de fora deste momento tão especial.



O governador do Espírito, Renato Casagrande, participou da cerimônia e exaltou as parcerias que o governo tem com a Faciapes que, segundo ele, sempre está integrada com as políticas econômicas locais. "No debate sobre o desenvolvimento do nosso ambiente de negócios, sempre contamos com a colaboração do setor empresarial", disse ele.


Casagrande também falou do fundamental diálogo estabelecido com as entidades empresariais no enfrentamento à pandemia. "Quando a gente se une em um propósito único, enfrentamos e vencemos os obstáculos juntos. E foi assim que conseguimos salvar vidas, recuperar boa parte das oportunidades de emprego e alcançarmos um número recorde na geração de empregos", declarou. 



“Sabemos da importância que a entidade tem para o desenvolvimento econômico do estado e, agora, a CACB dará ainda mais apoio para que, trabalhando juntos, alcancemos ainda conquistas para as nossas Associações e os nossos associados”, declarou Alfredo Cotait, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). 

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, lembrou que, assim como a Faciapes, o Sebrae também completa 50 anos em 2022, destacando o papel que as duas entidades têm para o fortalecimento do associativismo no estado. 



"Se queremos chegar ao nosso público-alvo, o caminho mais curto e organizado é pelas entidades empresariais. Por isso, temos um trabalho muito próximo da Faciapes e das associações comerciais. E quem sai ganhando com isso, é o setor empresarial", afirmou. 

Filarmônica de Mulheres



A Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo (Femes) foi a responsável pela trilha sonora do evento. Formada em 2019 a partir de vários encontros entre musicistas capixabas e o desejo de formar uma orquestra somente de mulheres, desde o segundo semestre de 2021, o grupo vem realizando concertos regulares, ocupando lugar de destaque na sociedade e fortalecendo cada vez mais o protagonismo da mulher.

"É um grande desafio gerenciar e financiar uma orquestra. E pra que a gente consiga levar nosso trabalho adiante e sermos contratadas, estamos aprendendo a negociação e, por consequência, também virando empreendedoras. Portanto, participar desta cerimônia é uma imensa alegria para nós", disse a pianista Cleida Lourenço. O grupo é formado ainda pela fagotista Ariana Mendonça e a flautista Michele Rodrigues. 

Homenagens

Durante a cerimônia, sete pessoas foram homenageadas com a Honraria Mérito Empresarial Faciapes, que tem por objetivo reconhecer e premiar personalidades municipais, estaduais, nacionais e internacionais, por relevantes serviços prestados ao Sistema das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo ou, ainda, ao associativismo e às áreas econômica, financeira, da ciência, tecnologia, de serviços comunitários e da cultura.



Foram eles Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB; Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC); Aurélio Cápua Dallapícola, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Espírito Santo (Creci-ES); Flávio Eduardo de Freitas Cirilo, Fundador da Associação das Empresas e Funcionários do Comércio de Bens e Serviços (ACS) e CEO da VCProtegido; Hércules da Silva Falcão, conselheiro federal e ex-presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) e presidente da APAE Vitória; Janete Santos de Sá, deputada estadual em seu 5° mandato, primeira procuradora Especial da Mulher e presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do ES; e Tyago Hoffmann, economista, professor universitário e ex-secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento Econômico do ES. 

Mas as homenagens não pararam por aí. A CACB também entregou à Faciapes uma placa em alusão ao cinquentenário da entidade. “Para nós, é uma honra sermos homenageados pela nossa Confederação”, disse Arthur Avellar.


A celebração aconteceu em uma cerimônia de gala, apenas para convidados, dentro da programação da Convenção Capixaba de Associações Comerciais e Empresariais - Espírito Santo inovador, dinâmico e sustentável. 

A Convenção foi uma realização da Associação Comercial e Empresarial do Espírito Santo, com correalização do Sebrae e patrocínio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes), Alper Seguros, Benevix, Compor Assessoria e Serviços, SGI, OCB – ES e Governo do Estado do Espírito Santo.

FACIAPES

  • Abertos: 8:00h às 18:00h

    E-mail: secretaria@faciapes.org.br

ACE/ACS

ACE-VV

ACISG

ACS-ES