CACB realiza Reunião do Conselho Deliberativo em inauguração de nova sede, com participação da Faciapes

Na ocasião, foram debatidos temas como reformas, fortalecimento do sistema e a apresentação da nova logomarca da CACB. No dia seguinte, a Faciapes também esteve presente na reunião do Comitê Jurídico da Confederação

O presidente da Faciapes, Arthur Avellar, participou da Reunião do Conselho Deliberativo da CACB, realizada na sede da entidade, em Brasília, na última terça-feira (14). No encontro, o presidente da Confederação, Alfredo Cotait Neto, reforçou o posicionamento político-institucional da Instituição e da importância da comunicação com Federações e Associações Comerciais para o fortalecimento do Sistema. “Temos uma pauta prioritária para este ano, que vamos defender junto ao Congresso Nacional, e é de extrema importância que isso seja reverberado por todas as entidades que formam a rede CACB”, declarou.


Na pauta prioritária, temas como a preservação da autonomia do Banco Central, a manutenção do voto de qualidade no Carf, a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica em estados e municípios, aperfeiçoamento da reforma trabalhista - sem retrocessos -, mas, principalmente, a reforma tributária. “Tenho algumas ressalvas sobre a forma como ela tem sido discutida, mas temos bem desenhado aquilo que vamos defender. Para nós, é fundamental que haja simplificação, que seja feita por etapas, considerando todos os setores, e que, de maneira alguma, traga aumento da carga. Mas é importante dizer também que, se não houver reforma administrativa, não sabemos como será feita essa química”, pontuou.



Complementando a fala do presidente, o deputado federal e vice-presidente Administrativo da CACB, Marco Bertaiolli, comentou a proposta da criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), proposto na PEC 45/2019. “Dificilmente, em um país do tamanho do Brasil, teremos uma alíquota que atenda a todos os segmentos e regiões. Vamos ficar de olho nisso para, como disse o presidente, mantermos nosso compromisso de que não haja aumento de carga”, completou.


Bertaiolli trouxe à pauta o que chamou de “contrabando digital”, a venda de produtos pela internet, vindos de fora do país e com carga tributária muito baixa, o que tem comprometido o comércio, os serviços e a indústria. Para ele, é papel das ACEs levantar essa bandeira, de consultar a Receita Federal sobre a diferença entre a cobrança de impostos para o interno e para o externo. 


“A CACB será, em nome de todos nós, um ente ativo e com voz. Com o grupo de trabalho que temos, vamos dizer o que não queremos, mas também apresentar nossas propostas e o que achamos que é melhor para nós e para o Brasil”, disse Bertaiolli, sobre a atuação da Confederação junto ao Legislativo. 


Nova sede

O superintendente da CACB, Carlos Rezende, fez uma apresentação sobre a linha do tempo da cacb, desde o surgimento das ACEs, até os dias de hoje, destacando a inauguração da nova sede, além dos pontos fortes e daquilo que precisa ser melhorado dentro do Sistema.

A  nova sede da Confederação possui 540m², com um espaço inovador, automatizado e mais moderno, em uma estrutura preparada para receber grandes reuniões e autoridades de todos os níveis.



“É importante que vocês todos saibam que esta sede é nossa, de todos nós. Mas destaco também que, a partir de hoje, vamos construir uma nova CACB, sem perder tudo o que já foi construído, e de olho no novo mundo, dentro do digital. Também através da união, solidificando nossa força e olhando para a frente. Nosso futuro é brilhante, se soubermos entender o potencial que temos”, declarou o presidente Alfredo Cotait.

CMEC

A presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait, destacou a atuação dos 24 conselhos estaduais criados pelo país, principalmente no que tange à execução do projeto Desenvolve Mulher Empreendedora, uma parceria com o Sebrae.

“Queremos concluir a primeira fase do projeto para seguirmos caminhando e dando condições, a todas essas mulheres, para que elas cresçam no seu lado empreendedor, que expandam seus negócios ou que montem a sua empresa”, declarou.

Ana Claudia também destacou a realização do WEforum, um evento internacional que será realizado no dia 21 de março, no Rio de Janeiro, com várias personalidades do mundo dos negócios. “Teremos a participação de 90 mulheres do Sistema CACB, em um encontro para mostrar o que o Brasil faz, mas também para trazer experiências de outros países para o empreendedorismo feminino”, destacou. 


CACB na mídia


O diretor da Caravelas Comunicação, Otávio Cabral, fez uma apresentação sobre o posicionamento da CACB na imprensa, ao longo de 2022. “Nossa função é amplificar tudo o que é decidido aqui e desde que começamos, a Confederação começou a ser ouvida e a falar com a imprensa”, disse. Ao todo, foram veiculadas 1071 matérias, com um valor total de R$ 6,5 milhões em valoração, de acordo com a Knewin. 


Para 2023, continuou Cabral, a ideia é fazer as ideias da CACB gritarem, reverberando tudo que é pensado pela rede. “A presença na imprensa, de um setor que carrega o comércio no Brasil, precisa ser ainda maior”, completou. 


Nova Marca


Durante a reunião, foi lançada também a nova marca da CACB. O designer responsável pela nova arte, Fernando Schiavo, apresentou o novo desenho, que, segundo ele, traz o conceito de solidez e de ponte, que é o que a Confederação faz. “Estamos transitando do papel para o concreto, do frágil para o resistente. Essa é a imagem que queremos passar”, disse. 




Após a reunião, e para celebrar a inauguração da nova sede, a CACB serviu um almoço a todos os participantes da reunião. Comitê Jurídico


Os membros do Comitê Jurídico da CACB também participaram da agenda de inauguração da nova sede da entidade, realizada na última terça-feira (14). Na ocasião, com participação do vice-presidente da Faciapes, Luiz Ridolphi, o grupo recebeu a visita do professor Marcos Cintra, para debater as propostas de reforma tributária. 


“Estou muito feliz de poder discutir um tema tão importante como esse com empresários, advogados e economistas de entidades de todo o país”, disse Marcos Cintra, durante a reunião. Cintra, que é entusiasta da criação de um imposto único que abranja outras taxas, disse acreditar que ambas as propostas em evidência – PECs 45 e 110 – têm qualidade, mas que ainda precisam de mais discussão e sensibilidade.

Também participou da reunião o diretor-executivo da Action Relações Governamentais, João Henrique Hummel, para falar sobre a atuação da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unces) e da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS).


Fonte: CACB

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